As significações intersubjectivas do corpo em relação

ATELIER | As significações intersubjectivas do corpo em relação – Intervenção psicomotora nas perturbações da personalidade

Janete Maximiano

 A construção da personalidade ocorre ao longo da vida e é marcada pela história de vida individual e pelo temperamento intrínseco à pré-disposição genética.

Os processos gerados a partir da relação precoce entre cuidador –bebé são fundamentais para a estruturação da personalidade. Nesta fase, o comportamento parental na gestão dos sincronizadores biológicos (fome, temperatura, sono, higiene) e dos afetos, ir-se-á reflectir na maturação psicológica (afectiva e cognitiva) da criança e posteriormente do adulto.

A intervenção Psicomotora dirigida às perturbações da personalidade visa compreender a estrutura individual, enquadrada no seu contexto de vida e a expressão sintomática e disfuncional da mesma. O corpo é o instrumento de expressão das atitudes relacionais, comportamentos e gestos. Na terapia psicomotora pretende-se que o indivíduo ganhe mais consciência e auto perceção corporal, através do recurso a técnicas de mediação corporal e estratégias que permitam ao indivíduo aumentar a sua flexibilidade mental, criatividade, espontaneidade, assertividade e resolução de problemas, melhorando também os processos inerentes à construção do Esquema e Imagem Corporal.

Neste workshop, irá ser apresentada uma breve introdução teórica sobre um possível modelo de intervenção psicomotora nas perturbações da personalidade, que se sustenta também na avaliação e análise dos sinais neuro-motores e sua relação com os processos cognitivos e emocionais, que são fundamentais para interpretação e atribuição de significações inter e intra subjectivas sobre a atitude corporal durante a dinâmica de jogo ou de relaxação, assim como a sua transferência para os papéis da vida diária.

Irão ser apresentados alguns casos clínicos e também serão dinamizados um conjunto de actividades práticas, que permitam aos participantes, não só a vivência corporal, mas também a observação e a reflexão conjunta sobre os objectivos inerentes.